A HISTÓRIA DA TATUAGEM






A tatuagem na humanidade, não se tem uma data ou período exato de quando surgiu, pois existem relatos de várias civilizações que usavam desta forma de expressão,como por exemplo relatos de múmias tatuadas nas civilizações pré-colombianas . No Egipto, tatuar tinha um significado altamente religioso. De facto, múmias com cerca de cinco mil anos de idade foram encontradas com marcas por todo corpo. A mais importante delas, a da sacerdotisa Amunet, possuía vários traços e pontos gravados nas pernas, colo e braços, como símbolo de fertilidade e longevidade.

 Portanto o primeiro contato físico com a esta forma de expressão foi no continente Australiano, onde lá viviam, e ainda vivem, uma tribo de aborígenes chamada “MAORI”. A tatuagem obteve ai seu primeiro nome, ligado diretamente ao som que os instrumentos que os “maoris” usavam, a arte ali era chamada de “Tatau” . mais tarde a etimologia foi modernizada por colonizadores vindo a ser conhecidas como “tattoo”.
Os aborígenes Maoris usavam na maioria das vezes dois instrumentos básicos para as tatuagens, sendo uma haste, geralmente adornada, com algum tipo de cunha,como dentes de tubarão ou espinhas de grandes peixes, e o outro instrumento era uma espécie de martelo com que era feito o impacto na haste com a cunha, banhada de tinta, para a pigmentação da pele. Tal tinta que era na época usada, era o nanquim animal extraído da lula ou fuligem misturada com água.
. A arte da tatuagem fazia parte da vida destas pessoas de forma natural.comumente usada por estas tribos como momento transitório da etapa da vida ou até troféus para batalha e guerras vencidas, em alguns casos estes guerreiros sobreviviam a grandes batalhas e guerras mas vinham a falecer durante a tatuagem, por assim ser um processo muito doloroso. No caso destas tribos as tatuagens também serviam para representar a importância e status daquele perante a tribo. As tatuagens eram feitas por sacerdotes, os quais se submetiam a um longo período de treinamento e seguiam à risca uma série de rituais preestabelecidos, durante o processo de tatuagem.
Em alguns casos também há relatos de tribos que se diferenciavam por seus desenhos e formas tatuadas no corpo.Os guerreiros de Tonga eram tatuados da cintura até os joelhos, com figuras geométricas dispostas em série, que consistiam em motivos triangulares repetidos, faixas e áreas negras sólidas.   
A tatuagem polinésia foi mundialmente difundida,por seu estilo único ligado a formas geométricas formando grandes “malhas” e imagens criadas a partir do todo. mas o que poucos sabem é que boa parte das imagens e temas usados nesse estilo não são somente desenhos da tribo dos aborígenes Maoris Australianos, mais também de ilhas e civilizações bem próximas ao grande continente australiano,na área da polinésia; como a ilha da Togo,Samoa ,figi e Hawai .tais civilizações tiveram suas próprias formas de tatuagem tanto em estilos de desenhos e formas ,quanto em representação para a arte, mas o que é inevitável lembrar, é que estes lugares faziam parte de um todo, que é descrita como tatuagem polinésia ou vulgarmente chamada de “maori”. Foi em Tonga e Samoa que a tatuagem polinésia começou a se desenvolver, tornando-se uma refinada forma de arte

A CHEGADA DA TATUAGEM NO JAPÃO

De acordo com o tempo a tatuagem ganhou sua evolução devido a chegada da arte no Japão. Pela grande força naval da civilização nipon na região polinésia. Os originários do continente japonês  chegaram a Polinesia ,e por fim conheceram a  arte da tatuagem,  levando tal metodologia para dentro de sua cultura, modificando-a e readaptando-a a tal ponto de transforma-la em uma forma de arte com a cara de sua civilização. Para alguns, esse momento foi primordial para o desenvolvimento tecnológico dessa arte.  Pois eles usaram de suas matérias primas para tal evolução. A presença do bambu  e de pigmentos  extraordinários que os japoneses extraiam de sua fauna foi o começo dessa perspectiva a frente, no mundo da tatuagem, que tornou o Japão referencia nessa arte milenar. A evolução da tatuagem na sua essência veio basicamente pelos materiais e pelas imagens criadas pelos seus artistas.

Portanto durante o período do Japão feudal,as tatuagens eram usadas como forma de punição, tornando-se sinónimo de criminalidade. Para o japonês, muito preocupado com sua posição na sociedade, ser tatuado era pior do que a morte. Mas com a era Tokugawa, época de intensa repressão, ser criminoso se tornou sinónimo de resistência, popularizando a tatuagem.
Foi nessa época que surgiu a Yakuza, a máfia japonesa, cujos membros têm os corpos todos pintados em sinal de lealdade e sacrifício à organização e simbolizando a sua oposição ao regime. os japoneses criaram a metodologia de tatuagem chamada “Tebori”, que significa “feito com a mão”, também chamada como "Irezumi", que no periodo anterior ao edoismo era feito para marcar criminosos, ou chamado como Horimono, que seria a tatuagem comum. tal metodo de tatuagem é passado por gerações até hoje, exemplos como horiyoshi III e  horiken II e horitaka.

Equipamentos

 Na questão dos equipamentos os japoneses fizeram a evolução também no quesito  agulhas.  usaram do bambu,  planta encontrada em sua fauna, para criação de uma forma de pincéis feitos de tiras do mesmo, maceradas nas pontas dando efeito de várias agulhas. Esse equipamento tem a função de pigmentar a pele, sendo usado sem a força que é usado o equipamento dos antigos Polinésios. Na haste de bambu usado no ”tebori”, esta desliza sob a mão do artista para pigmentação da pele.

As Tintas

Os japoneses ao evoluírem  a arte da tatuagem , não se esqueceram  da evolução dos pigmentos usados por eles. Ao chegarem na Oceania, a civilização nipon assistiu a uma cultura bidimencional e monocromática criada pelos seus antecessores da arte da tatuagem,os Polinésios. Ao trazerem os pigmentos,tirados diretamente da natureza, a essa forma de arte, eles trouxeram também uma forma de recriar o tridimensional de sua cultura artistica a partir de uma gama de cores e pigmentos, sem contar com a recriação de uma já existente evolução artística.

As Imagens

A outra forma evolutiva que a cultura oriental trouxe a arte da tatuagem foram  suas imagens baseadas em suas filosofias. Suas lendas, suas filosofias de vida e sua cultura, foram base de toda criação para os temas usados em tatuagens.
Alguns exemplos de temas usados em tatuagens na cultura oriental são: o dragão, animal emblemático simbolizando a saúde, sabedoria, vida e foi por muito tempo símbolo dos imperadores tanto chineses quanto japoneses. E outros como a gueixa, a carpa, o tigre, o samurai, a hania entre outros. Imagens recriadas de suas filosofias podendo ser vistas em tatuagens. Essa foi a conclusão básica de uma forma de arte evoluída nas mão de artistas.

A CHEGADA DA TATUAGEM NO MUNDO OCIDENTAL

Descrições isoladas e incidentais da tatuagem na Polinésia foram encontradas nos diários de bordo de navios europeus, que datavam do século 17 e início do século 18. Mas somente na ocasião da viagem do capitão Cook, em 1769, é que a arte de tatuar foi descrita com maiores detalhes. Aliás, quem tomou parte desse trabalho foi o naturalista Joseph Banks, um dos mais eruditos e estudados viajantes europeus. A arte também foi descrita e ilustrada por alguns naturalistas que, mais tarde, no final do século 18 e início do 19, acompanharam os exploradores. No final do século 19, a febre da tatuagem espalhou-se na Inglaterra como em nenhum outro país da Europa. Graças à prática dos marinheiros ingleses em tatuarem-se. Vários segmentos da sociedade inglesa se tornaram adeptos da tattoo, como passou a ser chamada. Logo também era associadas não somente aos marinheiros mas também aos corsários(piratas) que tinham o habito de navegarem também nos mares da polinésia, trazendo novamente a visão de uma arte marginal.
Porém esta chegada da arte da tatuagem no ocidente não perdurou tão somente como “moda” ou marginalismo, mas também como modo de vida e expressão social.  Este fortalecimento da tatuagem na sociedade ocidental consolidou esta forma de arte no mundo. Esta consolidação foi tão determinante que levou com que , uma máquina usada para gravar sobre superfícies duras, chamada de Impressora autográfica, patenteada em 1876, por Thomas Edison(o inventor da lâmpada), fosse adaptada e modificada por Samuel O`reilly, criando assim a maquina de tatuagem moderna, patenteada pelo mesmo em 1896. As maquinas de tatuagem atuais diferem muito pouco da maquina patenteada por O`reilly   

ps: o texto formulado a cima, tem suas fontes de sites e livros, tais como a história da arte e referencias de professores recomendados e criado por Breno Reis. os sites irão ser divulgados logo no blog